Notícias

IERBB promove evento em homenagem ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 21/09, em parceria com a Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade (CPMA/MPRJ), o evento “Dia da Luta da Pessoa com Deficiência”. O evento teve a abertura conduzida pelas promotoras de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa (CAO Idoso/MPRJ), e Carolina Maria Gurgel Senra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência (CAO Cível Pdef/MPRJ).

Carolina Senra pontuou que a atuação do MPRJ é fundamental na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, acrescentando que a celebração na instituição tem papel informativo. "É necessário que haja uma conscientização, que vá além de questões jurídicas, relacionada aos aspectos social e cultural, uma mudança de atitude e de olhar em relação às pessoas com deficiência. Muito importante que essa data não passe sem ser firmada e comemorada no MP”, disse.

A comemoração contou com uma apresentação de ballet do grupo Arte e Movimento, da Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com a Pestalozzi. Criado para motivar o ballet inclusivo, o grupo é composto por bailarinos com algum tipo de deficiência.

Em seguida, foi promovida uma roda de conversas sobre o tema inclusão com a participação do professor e coreógrafo Guilherme Dias, da dentista Rosana Neuman, da artista visual Raíssa Neuman, da psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ), Beatrice Marinho, e da pedagoga do Núcleo de Políticas Públicas do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE), Andreia Machado.

Também estiveram presentes e contribuíram com sua fala, o arquiteto e urbanista Itamar Kalil, técnico do GATE/MPRJ, e o servidor do MPRJ Sandro Laina, ambos integrantes da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade (CPMA/MPRJ).

Durante a programação, a artista Raíssa Neuman, realizou a exposição fotográfica “Mergulho intenso” e expôs em Libras, com tradução simultânea, sua vivência como mulher surda na sociedade atual. Toda a programação contou com a participação de intérpretes de Libras e de profissionais em audiodescrição.

Por IERBB/MPRJ em 22/09/2023

IERBB promove evento em homenagem ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE