Notícias

Inteligência Artificial no Ministério Público: MPRJ realiza curso sobre uso do Microsoft 365 Copilot para procuradores de Justiça

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Secretaria-Geral de Modernização Tecnológica e Inovação (SGMTI) e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta sexta-feira (03/10), o curso “Introdução Prática ao Microsoft 365 Copilot para Procuradores de Justiça”, ministrado pelo promotor de Justiça e mestre em Análise Econômica do Direito pela Universidad Complutense de Madrid, Leonardo Cuña de Souza.

A iniciativa é voltada à capacitação de membros que atuam no 2º grau do sistema de Justiça no uso da ferramenta como apoio às atividades ministeriais. O conteúdo abordou temas como conceitos gerais, princípios éticos e responsabilidade no uso da tecnologia, técnicas de utilização, estruturação de comandos, aplicações no trabalho ministerial, entre outros.

Na mesa de abertura, o consultor especial Carlos Roberto de Castro Jatahy destacou a relevância da inteligência artificial no apoio às atividades desempenhadas pelos procuradores de Justiça: “Nosso trabalho envolve analisar documentos, processos e pedidos de comunicações, transformando esse grande volume de informações em uma massa crítica que dará suporte à elaboração de pareceres objetivos e consistentes. A inteligência artificial pode ser uma aliada fundamental nesse processo, auxiliando na triagem, organização e cruzamento de dados, permitindo que os procuradores foquem na interpretação jurídica e na tomada de decisões estratégicas”.

Inteligência Artificial no Ministério Público: MPRJ realiza curso sobre uso do Microsoft 365 Copilot para procuradores de Justiça


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


OUVIDORIA

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE