O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, nesta quarta-feira (24/09), mais uma edição do Café Literário. O encontro teve como convidada a procuradora de Justiça do MPRJ, Patricia Pimentel de Oliveira, coautora do livro ‘Relacionamentos Não Nascem Prontos’, que aborda diferentes tipos de relacionamentos e as questões que podem surgir a partir deles. A conversa foi mediada pela procuradora de Justiça Patrícia Leite Carvão, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ).
O livro conta com outros 38 coautores, além da Patricia Pimentel, e oferece olhares variados sobre relacionamentos, tendo como base diversas correntes de estudo da área da Psicologia. Alguns dos coautores também participaram do evento, e puderam compartilhar experiências do processo de escrita, além de abrir uma roda de conversa com o público presente.
Durante a atividade, Patricia Pimentel destacou os temas abordados no capítulo que escreveu: ‘O relacionamento após a separação com filho’. Segundo a autora, os pais adoecidos, em situações limites por litígio, muitas vezes enxergam apenas o lado deles e acabam não pensando no bem-estar mental dos filhos. Dessa forma, ela defende que um acompanhamento psicológico pode servir de orientação. “A Psicologia pode contribuir quando a relação entre os pais termina de uma maneira difícil e com falta de respeito mútuo, possibilitando o devido resgate da atenção aos interesses e direitos da criança”, concluiu.
Por MPRJ