O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou a primeira aula do curso Design Thinking e Percepção de Valor, nesta segunda-feira (29/09). O encontro marcou o início de uma série de seis aulas, que ocorrerão nas próximas semanas, ministradas pelo professor Axel Sande, mestre em Design pela PUC-Rio.
Ao longo dos encontros, Axel abordará, entre outras questões, o conceito de percepção de valor e as formas de ir além da simples colaboração, promovendo maior engajamento nas relações de negociação. O grupo também será instigado a refletir sobre perguntas como: “Como introduzir valor nas coisas?”. Além disso, o professor propõe a desconstrução de ideias cristalizadas na área do design, partindo de novas perspectivas. “O resultado é, na verdade, como as pessoas interagem com o que você fez”, afirmou Axel.
Durante a primeira aula, o objetivo do professor foi provocar os alunos a refletirem sobre o motivo de estarem ali e o que esperavam aprender. Além disso, procurou ampliar a visão dos participantes, por meio de sua metodologia, quanto à forma como eles percebem os problemas em suas respectivas áreas de atuação.
“Se eu não sei exatamente o que vou fazer, não tenho como determinar o melhor caminho para que seja feito. Aqui, veremos uma abordagem em que estarei o tempo todo me apropriando, e o que eu entregar, muito menos do que o resultado, será mais um estímulo para a troca com o outro. E essa mudança é constante. O foco dessa abordagem está muito mais na própria mudança do que, propriamente, na entrega em si”, concluiu Axel Sande.
Por IERBB em 30/09/2025