Notícias

IERBB/MPRJ realiza aula aberta com alertas sobre repressão sexual e erotização na infância

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, nesta segunda-feira (23/06), uma aula aberta com o tema "Repressão sexual e erotização da infância", e faz parte do curso de pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias. A mesa de abertura contou com a participação de André Ricci, gerente de ensino e extensão do IERBB/MPRJ; Beatrice Marinho Paulo, doutora em Psicologia Clínica e psicóloga perita no MPRJ, e a palestra foi conduzida pela professora Desirée Machado Teixeira, especialista em Direito da Criança e do Adolescente e mestre em Serviço Social.

Com o objetivo de promover saberes que estejam alinhados a princípios de cidadania e dignidade humana, a aula promoveu um debate sobre os efeitos da repressão sexual e da erotização na infância. Em primeiro lugar, Desirée realizou uma explanação técnica sobre o conceito de sexualidade, a partir da perspectiva médica e teórica, com a análise de alguns autores que abordaram a temática, como Freud e Michel Foucault, entre outros.

Além disso, outro importante ponto abordado na aula foi o contexto em que ocorre o processo de erotização de crianças e adolescentes. Nesse tipo de cenário, ocorre que a criança acaba vivenciando situações de erotização, desde muito cedo. E, por consequência, o desenvolvimento de sua sexualidade não é resultado de um processo natural e livre. Pelo contrário, é produto da intervenção e influência de terceiros, de forma que a criança ou o jovem esteja exposto, sem que tenha estrutura emocional para compreender a experiência.

Nesse sentido, seja sob a discussão da repressão sexual, ou a erotização das crianças, o tema está diretamente relacionado à importância da “educação sexual” como tópico a ser incluído no debate público e, principalmente, nas escolas. De forma que não se trata apenas de um entendimento sobre o corpo, e suas funções, mas também de uma perspectiva social e cultural, na medida que, em muitos casos, os abusos e violações não são denunciados ou punidos, seja em função do desconhecimento sobre o tema, ou da dificuldade para tratar esse debate publicamente, especialmente com crianças e jovens.

“Educação sexual é fundamental, e se trata de falar sobre sexualidade, baseada em conhecimento científico, disponibilizando informações a respeito do que a gente vive, e das interações que a gente tem com o outro e com o mundo, a partir do nosso corpo”, destacou Desirée. A aula foi realizada das 09h às 12h, em formato híbrido (online e presencial), na Sala 1 do IERBB e via plataforma Teams, voltado para o público interno e externo.

Por MPRJ

IERBB/MPRJ realiza aula aberta com alertas sobre repressão sexual e erotização na infância


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


OUVIDORIA

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE