O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB), promoveu nesta sexta-feira (24) o Treinamento de Liderança para Promotores de Justiça, com foco no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da liderança no âmbito ministerial. Coordenado pela Gerência de Ensino e Extensão do IERBB, o curso tem como objetivo formar líderes capazes de conduzir suas equipes com credibilidade, empatia e responsabilidade, alinhando o trabalho institucional à promoção da cidadania e ao impacto social positivo.
Entre os objetivos específicos do treinamento estão: identificar os atributos de um líder no contexto do MPRJ, fortalecer a comunicação e a postura assertiva, estimular o trabalho em equipe, aplicar estratégias eficazes de gestão de pessoas e desenvolver a inteligência emocional e a autorresponsabilidade.
A aula foi conduzida pelos masters trainers da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), Caroline Côrrea da Costa e Rennan Farias Ochsendorf. O encontro teve início com a apresentação dos instrutores, que compartilharam suas trajetórias nas áreas de liderança e desenvolvimento humano.
Em seguida, Rennan conduziu uma dinâmica inicial com o tema “Quem é líder?”, convidando os promotores a refletirem sobre suas próprias experiências e percepções. Logo depois, lançou a pergunta “O que é liderança?”, promovendo um diálogo coletivo sobre o papel do líder no ambiente institucional. Durante a exposição, Rennan abordou a liderança como ciência, ressaltando que liderar exige autoconhecimento, empatia e capacidade de influência positiva. Na sequência, os participantes realizaram uma autoavaliação de competências como autoconfiança, autocontrole emocional, iniciativa, transparência e precisão na autoanálise, discutindo os resultados em grupo.
O treinamento prosseguiu com uma reflexão sobre os atributos comuns a bons líderes, e Caroline apresentou a teoria DISC, que trata dos diferentes perfis comportamentais e estilos de liderança, destacando a importância de adaptar a postura de acordo com cada equipe e situação.
Encerrando o encontro, os participantes vivenciaram dois momentos distintos de aprendizado. Na primeira atividade, aplicaram a Teoria DISC, que classifica os perfis comportamentais em quatro dimensões: dominância, influência, estabilidade e cautela; para identificar, em grupo, o perfil de cada integrante, destacando como o reconhecimento dessas diferenças pode aprimorar a comunicação e a gestão de equipes. Na segunda prática, os promotores participaram da dinâmica “Perdidos na Lua”, voltada ao exercício da intuição, da tomada de decisão e do trabalho em equipe em situações de pressão.
Por MPRJ