Notícias

IERBB/MPRJ promove aula aberta sobre proteção de crianças e adolescentes trans

O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) ofereceu, na última segunda-feira (28/07/2025), uma aula aberta com o tema “Proteção da Criança e Adolescente Trans”, como parte do curso de pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias. A aula foi ministrada pela professora convidada, a psicóloga Júlia Muniz de Alvarenga, mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e que atuou como psicóloga no Ministério Público por 7 anos.

A abertura foi realizada por André Ricci, gerente de ensino e extensão do IERBB, e três coordenadoras da pós-graduação, as promotoras de Justiça Viviane Alves e Luciana Grumbach, e Beatrice Marinho Paulo, doutora em Psicologia Clínica e psicóloga perita no MPRJ. As coordenadoras destacaram a felicidade em promover mais uma aula aberta da Pós, por serem oportunidades para a disseminação do conhecimento. Além disso, chamaram atenção à importância e sensibilidade do tema, que deve ser abordado de forma estritamente técnica.

Em sua exposição, a professora convidada apresentou um panorama histórico, político e social de questões que perpassam as pessoas transgênero e os desafios ainda maiores que ocorrem quando se trata de crianças e adolescentes. Destacou que a cisgeneridade também é cercada de construções sociais e culturais, e que normalmente, porém, não são objeto de crítica, tal como é a transgeneridade. A professora explicou que as normas sociais envolvendo gênero são muito moldadas pela cultura e sistema econômico hegemônicos, logo não são as únicas formas de entender o mundo. Disse que ao lidar com as famílias, é preciso atuar sem julgamentos morais; que no momento, os dados envolvendo a infância e juventude transgêneras são escassos; e que há pânico moral quando se aborda esse tema. Contudo, ressaltou que cada caso é analisado com cuidado pelas equipes multidisciplinares dos centros especializados que tratam de crianças e adolescentes trans, para assegurar o bem-estar físico e mental dos pacientes e suas famílias.

A aula também proporcionou espaço para troca de experiências entre os participantes, fortalecendo o compromisso do IERBB/MPRJ com uma formação humanista e voltada à garantia de direitos. A atividade foi realizada de forma presencial na sede do IERBB, no Centro do Rio de Janeiro, e transmitida de forma online via Microsoft Teams, aberta ao público interno e externo ao Ministério Público, tendo reunido cerca de 70 pessoas, entre os participantes presentes e de forma virtual.

Por IERBB/MPRJ em 30/07/2025.

IERBB/MPRJ promove aula aberta sobre proteção de crianças e adolescentes trans


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


OUVIDORIA

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE