O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 31/04, aula inaugural aberta ao público da nova turma da Pós-graduação em Inteligência Aplicada. A aula teve como tema a “A inteligência Financeira no Sistema Brasileiro de PLD/FTP” e foi ministrada por Bernardo Mota, Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Bernardo Mota abordou o Sistema de Inteligência Financeira da perspectiva dos mecanismos de investigação e análise de informações financeiras bem como as medidas protetivas. O professor destacou que a inteligência financeira surge da constatação de que o sistema financeiro precisa estar engajado no combate à lavagem de dinheiro, pois as movimentações de dinheiro podem indicar irregularidades.
O encontro contou com abertura do Diretor do IERBB/MPRJ, Leandro Navega, que destacou a grande repercussão do curso entre membros do MP, servidores e agentes públicos de diversos órgãos voltados para segurança e inteligência. “Este sucesso é creditado única e exclusivamente ao trabalho incansável do promotor Alexander Véras que assina a coordenação do curso e tem se dedicado, ao longo dos últimos seis anos, com muito afinco para desenhar uma grade pedagógica de alta qualidade com os professores mais experientes no campo”, afirmou Navega.
Véras saudou os novos alunos e demais participantes da aula e agradeceu à equipe pedagógica que também atua na formatação e produção do curso. “Este curso vem se destacando ao longo do tempo por ofertar vagas aos órgãos do sistema de inteligência, com um corpo docente formado por profissionais com larga experiência na área e de todo o Brasil”.
A aula magna contou com 75 participantes entre alunos, membros do MP, servidores, agentes do sistema de inteligência e segurança e o público em geral.
O curso é voltado para agentes públicos que trabalhem, preferencialmente, em órgão de controle, segurança institucional, inteligência e fiscalização.
No curso, os alunos são conduzidos em uma imersão no universo da produção de conhecimento e na tomada de decisões estratégicas baseadas em evidências. Entre as habilidades desenvolvidas está o aprendizado sobre como lidar com o processo de formulação e implementação de um modelo de Inteligência aplicável às diversas atividades e organizações.
Por IERBB/MPRJ em 02/04/2025