O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) promoveu, na quinta-feira (27/08), o evento Café Literário com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Wagner Cinelli, autor do livro "O Último Dia", que trata de relacionamentos abusivos e joga luz sobre o tema da violência contra a mulher.
O encontro contou com a participação da procuradora de Justiça Patricia Carvão, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas, do promotor de Justiça Leandro Navega, Diretor do IERBB, da promotora de Justiça Isabela Jourdan, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
"Agradeço imensamente a gentileza e a disponibilidade do desembargador Wagner Cinelli, que prontamente aceitou o convite para estar conosco no IERBB, trazendo, por meio da literatura, uma nova abordagem para conceitos fundamentais na prevenção da violência doméstica. Acredito profundamente na educação e na informação como ferramentas essenciais no combate à violência de gênero. Tanto mulheres quanto homens precisam compreender a diferença entre amar alguém — um sentimento que, em absoluto, não se compatibiliza com qualquer forma de violência", ressaltou Patrícia Carvão.
O livro “O Último Dia” aborda a relação abusiva dos personagens Luana e Vladimir, casal que desde o namoro vivencia momentos de violência praticados por ele, e que crescem com o passar do tempo. A obra traz uma reflexão a respeito da violência de gênero,
“Eu acho muito importante tocar as pessoas através das letras e das artes. É uma forma bastante eficiente de levantarmos o problema e de trazer à tona esse tipo de discussão, porque é fundamental que tenhamos uma alteração na nossa cultura. Precisamos de uma cultura baseada no respeito, na diversidade e na igualdade”, afirmou Wagner Cinelli.
Por IERBB/MPRJ em 28/03/2025