O aluno da Pós-graduação em Liderança e Gestão da Inovação do IERBB José Ricardo Lopes Marques, foi agraciado na sexta-feira (13/12) como segundo colocado no prêmio MPRJ Ideias Inovadoras, que tem como objetivo estimular novas práticas administrativas apresentadas por servidores para aprimorar as atividades institucionais.
Marques, que é servidor lotado no Núcleo de Saúde Ocupacional do MPRJ, apresentou o projeto "Readaptação Funcional Humanizada", a partir de proposta de trabalho de conclusão de curso para a Pós-graduação, coordenada pela educadora Marta Amaral. Ele explica que seu projeto busca proporcionar uma reintegração mais eficaz e humana para servidores afastados, através do atendimento especializado e multidisciplinar. Bolsista do curso, o aluno lembra, ainda, que trata-se de uma forma de retribuir ao MPRJ, pela oportunidade concedida pela instituição.
“A ideia é ajudar na readaptação de servidores afastados, a partir de um processo psicossocial e profissional. Sua execução considera as diferentes etapas do período de retorno ao trabalho, seja pela necessidade de capacitação, para ampliar a capacidade profissional desse servidor, assim como, uma assistência voltada para a análise de suas condições emocionais e psicológicas”, explicou o servidor.
O servidor justifica a importância do projeto para o acompanhamento de servidores que retornam ao trabalho após períodos de afastamento. “Com a "Readaptação Funcional Humanizada" pretende-se suprir uma lacuna na oferta de acolhimento estruturado a estes servidores e assim, reduzir os impactos e dificuldades na reintegração, como problemas de saúde mental, baixa produtividade e até mesmos novos afastamentos” destaca Marques.
O prêmio MPRJ Ideias inovadoras foi concedido em cerimônia realizada no auditório do edifício-sede do MPRJ, junto com a entrega do Colar do Mérito do MPRJ e a Medalha Annibal Frederico de Souza. Essa premiação é uma celebração a servidores que, a partir de ideias autorais, contribuem para aprimorar os processos de trabalho da instituição.
Por IERBB em 17/12/2024