O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) foi aprovado em relatório de avaliação emitido nesta quarta-feira (11/12) por comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A aprovação garantirá ao IERBB o credenciamento para atuar como Escola de Governo e é resultado de um processo de avaliação realizado de 04 a 06/12, tendo como base o Instrumento de Avaliação Institucional Externa, Credenciamento e Recredenciamento de Escolas de Governo.
Com isso, o IERBB, que já conta com credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação para oferta de cursos de Pós-graduação presencial, poderá obter aval para ofertar estes cursos também a distância e, principalmente, passa a ter o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura.
“Esta conquista histórica reforça a importância da nossa escola como instrumento de difusão de conhecimento e de capacitação de Membros e servidores do Ministério Público. Este reconhecimento estava sendo buscado e fico honrado em ter conseguido fazer mais essa entrega em minha gestão”, declarou o Procurador-Geral de Justiça Luciano Mattos.
Durante o período de avaliação, uma Comissão composta por três avaliadores empreendeu análise documental, visitas in loco, consultas e reuniões com os principais atores institucionais do IERBB, mediados por Marta Teixeira do Amaral, Procuradora Institucional da Escola. No relatório, os profissionais teceram considerações sobre cada uma das cinco dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais e normativos, além dos referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente.
“Este momento representa um grande salto na história do IERBB, pois abre caminho para que possamos oferecer pós-graduação a distância, alcançando alunos de todo o país”, afirmou o Diretor do IERBB, promotor de Justiça Leandro Navega.
Navega destacou ainda, entre as categorias avaliadas que obtiveram nota máxima, as ações de responsabilidade social, inclusão, diversidade e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos e igualdade étnico-racial. “Nossas iniciativas de capacitação são pautadas pelo fomento à busca contínua pelo saber a partir de uma orientação holística e de agir ético, tendo como alicerce a visão crítica sobre a produção de conhecimento e sobre o mundo”, afirmou o promotor.
Para o Vice-Diretor do IERBB, promotor de Justiça Alexandre Joppert, a pontuação máxima no quesito organização institucional vai ao encontro dos esforços do IERBB em promover melhorias constantes em seus processos de gestão. “Os avaliadores constataram que nossa estrutura organizacional é clara, bem definida com distribuição objetiva e coerente das responsabilidades entre os órgãos e gerências”, declarou.
De acordo com o relatório, a Comissão Avaliadora também atribuiu nota máxima e destacou a participação ativa dos colegiados, como o Conselho Gestor e o Conselho Acadêmico, que são instâncias de deliberação importantes e contribuem para a construção de diretrizes políticas e pedagógicas da instituição. Além disso, também destacou a qualidade e experiência do corpo docente, que conta com mais de 90% dos professores com titulação stricto sensu.
Também foram itens de destaque na avaliação a existência de programas de apoio aos estudantes, as iniciativas de comunicação interna e externa do IERBB na divulgação das atividades da Escola e produção de conteúdo nas redes, as instalações físicas de alto padrão e a Biblioteca, com seu amplo acervo de obras raras e relevantes publicações contemporâneas em diversas áreas, disponíveis para acesso aos alunos de forma física ou digital.
Por MPRJ