O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 28/10, a última aula do curso “Atuação com perspectiva de gênero e as novas lentes para o sistema de justiça”, que promoveu a ideia de uma atuação mais equitativa do Ministério Público, em relação à interseccionalidade entre raça, gênero, e fatores sociais e culturais nas diversas áreas de atuação.
O curso foi idealizado e coordenado pelas procuradoras de Justiça Patricia Carvão e Carla Araújo, ministrado em 12 aulas que ocorreram entre 12/09 e 28/11, realizadas de forma online, via plataforma Teams e totalizando uma carga-horária de 12 horas.
Ao longo das aulas os alunos foram sensibilizados com relação a questões de gênero, nas diversas áreas de atuação funcional, envolvendo infância e juventude, atuação junto à varas de família, além de instruções sobre investigação e julgamento de crimes com foco em gênero e raça. Coleta de provas, atendimento às vítimas de crimes sexuais, combate à injustiça epistêmica e assédio moral no ambiente de trabalho também foram questões abordadas no curso.
Por IERBB/MPRJ em 29/11/2024