O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou, no dia 28/10, a última aula do curso sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão, com objetivo de promover um olhar humanizado para o atendimento no Ministério Público.
O curso contou com aulas dos seguintes professores: a psicóloga Cristina Maria Carvalho Delou, o psicopedagogo Antônio Eugênio Cunha, ambos Doutores em Educação; o médico Márcio Moacyr de Vasconcelos, Doutor em Medicina; a advogada Bárbara Esther de Abreu Correa Parente, Especialista em Segurança e Cidadania; e Berenice Piana, Co-autora da Lei 12.764/2012, que leva seu nome e instituiu a Política Nacional de Proteção dos direitos da pessoa com TEA.
Voltado para a promoção de uma abordagem inclusiva, respeitosa e empática no atendimento às pessoas com TEA, o curso foi desenvolvido em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde Coletiva da Região Metropolitana II com aulas realizadas nos dias 12, 14, 21, 26 e 28/11, das 14h às 15h, de forma remota, via plataforma teams.
Ao longo das aulas, os alunos foram treinados a analisar e compreender as diferentes do TEA, se comunicarem de forma a respeitar as preferências individuais e as necessidades sensoriais das pessoas com TEA e compreender seus direitos garantidos por lei.
O curso contou com a carga horária de 5 horas. Foram disponibilizadas 150 vagas entre Membros do MPRJ, Servidores, Estagiários, Terceirizados, Residentes do MPRJ e Agentes do GAP.
Por IERBB/MPRJ em 29/10/2024