Notícias

MPRJ promove roda de conversa para conscientizar servidores sobre violência doméstica

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta quinta-feira (31/08), no foyer do 9º andar do edifício-sede, uma roda de conversa sobre violência doméstica para os servidores da instituição. Promovido pela Ouvidoria/MPRJ, o evento “Isso é Conversa de Homem Também”, foi mediado pela promotora de Justiça Dina Furtado Velloso, coordenadora da Ouvidoria da Mulher do MPRJ. Agosto é o mês em que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha, que está completando 17 anos.

"Todos nós temos que refletir sobre a violência contra a mulher, e, por isso, organizamos esse evento com a presença de palestrantes homens. A violência doméstica afeta mulheres, crianças, vizinhos, famílias inteiras. Esse é um tema muito relevante e que precisa ser debatido", destacou Dina Furtado Velloso.

O ouvidor do MPRJ, procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes, ressaltou a importância de se conscientizar a população e promover o diálogo sobre os diferentes tipos de agressão sofridos pelas mulheres.

"Essas rodas de diálogos e reflexão, principalmente, com as equipes masculinas, são exatamente para tentarmos descontruir uma imagem que percebemos no cotidiano, nas ruas, em todos os lugares. A agressão física pode ser muito traumática, marcante, mas existem outras formas de agressão, como a agressão financeira, a agressão psicológica, a forma como nos comunicamos com a nossa colega de trabalho ou com a esposa. Precisamos promover o diálogo e fazer com que as pessoas estejam abertas ao debate", ressaltou Augusto Vianna Lopes.

Em seguida, o promotor de Justiça Bráulio Gregório Camilo Silva falou sobre sua experiência como titular da Promotoria de Justiça Cível de São Fidélis:

"Percebo que os homens partem da premissa de que eles têm mais direitos e as mulheres mais obrigações. Isso não é verdade. Para combater a violência doméstica temos que pensar que somos todos iguais. Não é aceitável nenhum tipo de violência contra a mulher", disse.

Durante a roda de conversa, os servidores trocaram informações e relataram experiências próprias e de pessoas conhecidas. “Esse tipo de debate é fundamental, temos a oportunidade de tirar todas as dúvidas. As pessoas que estão aqui, além de aprenderem sobre o assunto, se tornam multiplicadores para outras lá fora”, afirmou Renato Mendes, servidor da Ouvidoria/MPRJ.

A roda de conversa foi encerrada pelo vice-diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Alexandre Couto Joppert. “Me sinto muito honrado em fazer parte desse encontro. Tivemos uma semana emblemática, com vários eventos dedicados à conscientização e ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, finalizou Alexandre Couto Joppert.

Por MPRJ

MPRJ promove roda de conversa para conscientizar servidores sobre violência doméstica


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE