Notícias

IERBB oferece treinamento na plataforma ATOM

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta quinta-feira (18/05), a palestra “Saúde Mental”. A conversa foi promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), e ministrada pelo psiquiatra, professor, apresentador da Band Rio TV e criador da “Série Saúde Mental”, Ervin Cotrik. O encontro teve o objetivo de conscientizar os presentes sobre a importância de se estar mentalmente saudável e mostrar ferramentas para alcançar tal objetivo, dentro de uma perspectiva da Administração Pública.

O evento foi destinado a membros e servidores dos MPs e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ocorreu de forma híbrida (presencial e com transmissão via plataforma Teams) por aproximadamente 300 participantes. A roda de conversa teve integrantes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Amapá e Goiás. Do estado do Rio o evento contou com participantes de Angra dos Reis, Três Rios, Cabo Frio, São Gonçalo, Valença e Campos dos Goytacazes.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, abriu o evento declarando a importância de trazer discussões como essa para dentro do Ministério Público. Depois, o palestrante Ervin Cotrik mostrou dados de saúde mental e abordou temas como ansiedade, depressão e suicídio, desmistificando a ideia de que esses assuntos não devem ser comentados. “O fato de a gente poder falar de saúde mental sem preconceitos e sem amarras é algo muito satisfatório. O Brasil é o país com o maior número de casos de ansiedade no mundo e está entre os três maiores em números de casos de depressão. Se nada for feito, a tendência é esses números aumentarem. Então, se a gente não somar forças, praticar a psicoeducação, capacitar profissionais e informar a população sobre a melhor maneira de se posicionar, isso vai crescendo e pode levar a problemas maiores. Então, a nossa luta é, principalmente, para combater a desinformação e o preconceito na psiquiatria”, disse o médico.

O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, também participou do evento e falou do papel do MPRJ na promoção da saúde mental. “Nosso objetivo é desmistificar essa questão e tratar desse assunto em uma linguagem fácil e acessível, para que possamos ter uma educação psicológica que nos permita reconhecer problemas que estejam em nós ou no próximo e, assim, enfrentá-los. Não há como tratar um problema desconhecido. Por isso, eu penso que hoje demos um importante passo, no sentido de conhecer essa questão. Eu conto com os servidores e membros do MP, pois somente juntos e unidos seremos capazes de enfrentar essa questão. Saúde é dever do Estado, mas também obrigação do empregador. Então, o Ministério Público precisa cumprir o seu papel e tratar também a todos que aqui trabalham. É o que a gente quer fazer e, hoje, estamos iniciando esse trabalho”, finalizou o subprocurador-geral.

Por MPRJ

IERBB oferece treinamento na plataforma ATOM


MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRAL DE ATENDIMENTO

Avenida General Justo, 375, 4ºandar
CEP 20021130

SOBRE