NOTÍCIAS: Mediação e Arbitragem será destaque de nova pós-graduação do IERBB/MPRJ em parceria com a UFF

Mediação e Arbitragem será destaque de nova pós-graduação do IEP/MPRJ em parceria com a UFF

O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ) lança em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) a Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual com ênfase em Mediação e Arbitragem. As pré-inscrições já estão abertas, disponíveis no endereço http://abre.ai/pre_inscricao_mediacao.
 
O curso é coordenado pelo promotor de Justiça do MPRJ Sidney Rosa e pelo professor da UFF Edson Alvisi Neves. O promotor explica que a especialização terá como foco os mecanismos alternativos de gerenciamento de conflitos mais adequados aos novos arranjos sociais.
 
Sidney esclarece que o diferencial do curso está exatamente na formação de profissionais não apenas aptos a operarem esse instrumental, mas também capazes de pesquisar, investigar, analisar, construir estratégias, definir processos e desenhar modelos de gerenciamento de conflitos e tomada de decisões. Ele destaca que existe uma lacuna quanto a uma formação que permita a compreensão mais aprofundada sobre os diversos métodos de gerenciamento de conflitos. “E é exatamente esta lacuna que o curso vai suprir, tendo como diferencial uma proposta metodológica inovadora, com foco em teoria e prática”, afirmou o promotor.
 
Ainda de acordo com o coordenador, uma série de documentos normativos recentes ampliaram ainda mais a importância de mecanismos não jurisdicionais de solução de controvérsias, como o Código de Processo Civil, a recente reforma da Lei de Arbitragem através da Lei 13.129/2015 e a promulgação da Lei de Mediação (Lei 13.140/2015).
 
O curso será composto por cinco módulos, divididos nos seguintes temas: Conflito e Processo, Alternativas no Gerenciamento de Conflitos, Negociação, Mediação e Arbritragem.
 
As aulas serão às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h.