NOTÍCIAS: IEP/MPRJ passa a se chamar Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ)


IEP/MPRJ passa a se chamar Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ), criado pela Resolução GPGJ nº 1.903, de 14 de março de 2014, passa a denominar-se Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) a partir da publicação da Resolução GPGJ nº 2.316, de 13 de dezembro de 2019. A mudança de nomenclatura homenageia o Procurador de Justiça aposentado Roberto Bernardes Barroso, falecido em 07 de outubro de 2019, que exerceu suas funções por mais de trinta anos de forma diligente e combativa, ostentando trajetória profissional marcada por referências elogiosas em tributo a sua eficiência, probidade e à relevância dos serviços prestados. 


Barroso também foi Consultor de Assuntos Institucionais e de Direito Público e 2º Subprocurador-Geral de Justiça, respectivamente, nos períodos de 16/04/1984 a 15/07/1986 e 16/07/1986 a 13/03/1987, tendo exercido, ainda, por diversas ocasiões, funções de assessoria junto aos órgãos da Administração Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Além da importância administrativa, Roberto Bernardes Barroso desempenhou importante atividade acadêmica e de ensino, ministrando aulas e sendo autor de escritos jurídicos publicados em revistas especializadas. Integrou ainda bancas examinadoras de concursos para ingresso na classe inicial da carreira do Ministério Público. 


Roberto Bernardes Barroso (o segundo da esquerda para direita) durante o V Congresso do Ministério Público Fluminense em Nova Friburgo entre os dias 11 a 14 de dezembro de 1973. Foto: Centro de Memória do MPRJ