EAD - SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
O conhecimento é o principal fator de produção em nossos dias
1. Apresentação
Breve exposição, do professor Marcos Cavalcanti, sobre o que ele chama de Sociedade do Conhecimento.Partindo da premissa que o conhecimento é o principal fator de produção em nossos dias, são abordados os impactos da internet e do tratamento, apropriação e difusão da informação na sociedade de um modo geral.
Num brevíssimo resumo histórico comparativo, são comentados os modos de produção da riqueza prevalentes na era feudal, industrial e até a atualidade, relacionando-os aos diferentes fatores de produção, para reafirmar a importância do conhecimento e das novas tecnologias oferecidas pela internet.
Na continuação, são abordados os impactos da Sociedade do Conhecimento no dia-a-dia das pessoas, das empresas e do setor público. São introduzidos de modo abreviado os conceitos de rede e topologia das redes e esclarecida a importância desta última como fator determinante para a operacionalização e o sucesso de um determinado objetivo, bem como tratados os impactos disso no setor público.
2. Público-alvo
O curso destina-se a membros e servidores do MPRJ.3. Carga horária e período de acesso
O curso, com carga-horária total de 40 minutos, é composto por duas aulas.Após a inscrição no curso, o aluno terá 30 dias corridos para concluí-lo.
4. Metodologia
Este curso será integralmente realizado na modalidade a distância. A metodologia utilizada é centradaem aulas expositivas em vídeo, com suporte de material didático complementar em PDF. O processo de
aprendizagem se dará de forma independente e gradual. Portanto, o aluno deve estar atento à
organização e a gestão do tempo, definindo seu próprio ritmo de estudos, de modo a cumprir as tarefas
do curso, dentro do prazo mencionado no item 3.
Os recursos utilizados serão:
- Checklist: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas.
- Material de apoio: o conteúdo do curso para leitura em slides.
- Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário.
ierbb.ead@mprj.mp.br.
5. Atividades e Avaliações
Ao final das aulas do curso, serão apresentados exercícios sobre o tema abordado, a fim de verificar a evolução no processo ensino-aprendizagem.
Será considerado apto para certificação o participante que atingir desempenho mínimo de 60% na avaliação. Caso este percentual não seja alcançado, serão facultadas ao participante mais duas oportunidades de avaliação. Persistindo o desempenho inferior
ao mínimo exigido, o aluno não receberá certificado de conclusão e poderá se inscrever novamente em posterior edição do curso.
Após a conclusão das aulas e atividades, estará disponível na plataforma um formulário de avaliação do curso. O preenchimento deste questionário será de grande importância para o contínuo aperfeiçoamento das ações educacionais do IERBB/MPRJ.
6. Certificação
Durante sua participação no curso, o aluno deverá atender às exigências e estar ciente das condiçõesabaixo:
- não estar inscrito em mais de um curso de EaD do IERBB/MPRJ ao mesmo tempo;
- participar das atividades de capacitação, com acompanhamento sequencial das aulas, respeitando a programação e o cronograma do curso.
- ser aprovado na avaliação do curso, alcançando o desempenho mínimo de 60%.