NOTÍCIA: Pesquisadores apresentam trabalhos sobre adoção no segundo seminário do OBNAD

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou na segunda-feira (24/10), com transmissão ao vivo pelo Youtube, o 2° Seminário do Observatório Nacional de Adoção (OBNAD). O encontro contou com palestra de três especialistas em adoção e exibiu a apresentação de trabalhos científicos sobre o tema. 

 

A abertura do encontro ficou a cargo do promotor de Justiça Leandro Navega, Diretor do IERBB, do procurador de Justiça Sávio Bittencourt, Presidente da FEMPERJ e Ana Morena Capute, Coordenadora Acadêmica do OBNAD.

 

Na primeira parte do Seminário os participantes foram contemplados com palestras da psicóloga Lidia Natalia Dobrianskyi Weber, do psicólogo e psicoterapeuta Luiz Schettini Filho e do presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio a Adoção (ANGAAD), Paulo Sérgio Pereira dos Santos. Em continuidade, no período da tarde, 12 comunicações foram apresentadas por pesquisadores de todo o país no campo do acolhimento (institucional e familiar) e da convivência familiar (sobretudo através da adoção). Os trabalhos foram selecionados mediante edital de convocatória realizado pelo OBNAD. 

 

Criado em 2017 no âmbito do IERBB/MPRJ, o Observatório congrega diversos profissionais, pesquisadores e instituições empenhados na análise e debate sobre adoção no país. É uma estrutura que abriga iniciativas, estudos, projetos e pesquisas comprometidos com a promoção da convivência familiar de crianças e adolescentes no Brasil. Além de fomentar a produção acadêmica e contribuir para implementação de políticas públicas sobre adoção, ou aperfeiçoar as já existentes, o Observatório também busca desenvolver estratégias de estímulo à desinstitucionalização por meio da adoção. 

 

Voltado para membros e servidores do MPRJ e integrantes da redes de proteção infantojuvenil, o evento foi transmitido pelo Teams para aqueles que se inscreveram previamente e aberto ao público externo, sendo transmitido pelo Youtube. 

Assista a íntegra do evento em

 

 

Por IERBB/MPRJ em 26/10/2022


Última atualização: quinta, 27 Out 2022, 18:04