NOTÍCIA: IERBB/MPRJ reúne especialistas em debate sobre combate ao sedentarismo em ILPIs

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou nesta quinta-feira (14/07), com transmissão ao vivo pelo Youtube o evento “ILPIs em Movimento”, que reuniu especialistas em debate sobre estratégias de redução de comportamento sedentário em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O encontro partiu de uma iniciativa da promotora de Justiça Cristiane Branquinho, Coordenadora do CAO Idoso/MPRJ. Ela abriu a rodada de palestras junto com Jerson Laks, professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da UFRJ e Diretor Médico da Clínica da Gávea.

Na sequência, o professor adjunto do Instituto de Educação Física da UFF Paulo de Tarso Maciel Pinheiro inaugurou os painéis em palestra sobre a Redução de comportamento sedentário e fragilidade em idosos institucionalizados. Doutor em Neurociências, o especialista mostrou como o sedentarismo está relacionado ao desencadeamento de diversas doenças.

Em seguida, o professor adjunto da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Renato Sobral Monteiro Junior apresentou os resultados de pesquisa sobre o efeito do treinamento físico em idosos em ILPIs. Entre os dados apresentados após um experimento que utilizava vídeo game para a prática de exercícios está a melhora em características cognitivas, como memória de longo prazo e mobilidade.

O evento seguiu ainda com palestra de Christiano Barbosa, especialista em fisioterapia em gerontologia e Coordenador adjunto da CT de gerontologia do CREFITO 2. O profissional abordou a aplicação de evidências científicas na prática das ILPIs.

No encerramento do encontro, a professora adjunta do Instituto de Psiquiatria da UFRJ Andrea Deslandes, Coordenadora do Laboratório de Neurociência do Exercício da UFRJ e professora do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da UFRJ, apresentou ao público o curso de extensão da UFRJ intitulado “ILPI em Movimento” aberto a todo o público. A palestrante destacou que o público pode encontrar mais informações no site https://www.ipub.ufrj.br/ilpi/.

Assista a íntegra do evento em: 

Por IERBB/MPRJ