NOTÍCIA: IERBB/MPRJ dá início a curso de capacitação em LIBRAS

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou nesta quarta-feira (01/09), com transmissão ao vivo pelo Youtube a aula inaugural do curso de capacitação “Libras em Ação no MPRJ”, voltado para membros, servidores e estagiários.

A abertura do encontro foi feita pela Gerente de Ensino do IERBB/MPRJ, Marta Teixeira do Amaral Montes,  que destacou a iniciativa como uma proposição que está alinhada à necessidade de igualdade e inclusão evidenciadas pelo Censo 2021 do MPRJ, onde os indicadores apontaram que cerca de 3% dos servidores têm algum tipo de deficiência. Ressaltou ainda que a busca por processos inclusivos e de aperfeiçoamento da acessibilidade no âmbito do MP são fatores relevantes  desta capacitação, que contemplará, até novembro, temas conceituais, abordagens legislativas e normativas acerca da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Primeira palestrante da aula, a médica e professora da UFRJ Izabel Maior traçou um panorama da trajetória do movimento das pessoas com deficiência em sua luta por direitos e pela realização plena do exercício da cidadania. Demonstrou também como o conceito de deficiência sofreu alterações ao longo dos anos, apresentando dados estatísticos e marcos legais, como a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, de 2006.

Em continuidade à aula, o promotor de Justiça do MPRJ Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, também professor do curso, apresentou as ações em curso no MPRJ em defesa das pessoas com deficiência. Além de mostrar alguns aspectos legislativos sobre o tema, o promotor defendeu a luta por uma vida independente e com inclusão das pessoas com deficiências em todos os âmbitos da comunidade. “O MP tem lutado fortemente junto à Justiça para garantir o cumprimento do previsto na Lei Brasileira de Inclusão, no que diz respeito às residências inclusivas e apoiadas”, explicou.

O curso será oferecido até 10/11, com aulas híbridas pelo Teams,  e outras disponibilizadas na plataforma de Ensino a Distância (EAD) do IERBB/MPRJ. Ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 10h às 12h, totalizando carga-horária total de 22 horas.

Assista a íntegra da aula inaugural no canal do IERBB/MPRJ no Youtube

https://youtu.be/zQaXD4R5eU0

Por IERBB/MPRJ