NOTÍCIA: Inclusão e Acessibilidade são temas de novo curso do IERBB/MPRJ idealizado pela CPMA

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou nesta quarta-feira (11/08), a segunda aula do curso de capacitação em “Inclusão, Acessibilidade e Políticas Institucionais”, voltado para membros, servidores e estagiários forenses do MPRJ. As aulas acontecem em todas as quartas-feiras do mês de agosto, com transmissão pelo Teams e carga-horária total de oito horas.

A abertura do curso foi feita pelas coordenadoras, promotoras de Justiça Cristiane Branquinho e Renata Scharfstein. Elas deram as boas-vindas aos alunos e apresentaram o professor que conduziu a aula do dia, Vitor de Azevedo Almeida Junior, docente da UFRRJ, doutor em Direito Civil, que apresentou a “Abordagem Legislativa” sobre o tema.

Na próxima semana, os alunos terão aula com o professor José Antonio Lanchoti, doutor em Arquitetura e Urbanismo sobre “As barreiras que desafiam a acessibilidade”. 

As barreiras que desafiam a acessibilidade 18/08 Professor do Centro Universitário Moura Lacerda/SP Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

As promotoras explicam que o curso foi formatado para capacitar representantes de setores do MPRJ considerados estratégicos pela Comissão Permanente Interdisciplinar de Acessibilidade do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CPMA), que atuam na seleção, recepção, ambientação e acompanhamento de integrantes e estagiários do MPRJ com deficiência e também no atendimento ao público externo. O treinamento visa também a impactar setores que precisam se adequar constantemente às questões de acessibilidade, como arquitetônica, comunicacional, tecnologias assistivas, entre outras.

Ao longo das quatro aulas, os alunos são apresentados aos principais conceitos de inclusão e acessibilidade, aspectos legais, desafios no âmbito internacional e nacional e também as medidas adotadas pelo MPRJ, da CPMA e o Projeto MP Inclusivo.

O curso é uma iniciativa da CPMA em parceria com o IERBB/MPRJ, o CAO Cível e de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência/MPRJ e o CAO Idoso/MPRJ.