NOTÍCIA: IERBB/MPRJ e o CAO IDOSO promovem debate sobre identificação, conceitos e normas de uma Casa-Lar

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso realizaram na sexta-feira (06/08), evento online transmitido pelo Teams, com o tema “Identificando uma Casa-Lar - Conceitos e Normas”. No encontro, a assistente social e Técnica do GATE/MPRJ Renata Rios, apresentou as principais características e importância de uma Casa-Lar.

No início da palestra, Renata destacou as principais características das moradias coletivas não-regularizadas, fez um comparativo com os padrões das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e destacou as referências para a fiscalização das Casas-Lar.

“Trata-se de um universo muito heterogêneo de iniciativas. A modalidade Casa-Lar não é compatível com todos os formatos identificados e existe uma grande necessidade de analisar caso-a-caso para avaliar o enquadramento possível e a estratégia de fiscalização”, explicou Renata Rios.

Além disso, ao final do evento, a palestrante Renata e a debatedora e Coordenadora do CAO IDOSO/MPRJ, Cristiane Branquinho, com a participação dos presentes, discutiram sobre pontos apresentados na palestra, como o que é exigido para o funcionamento de uma Casa-Lar, os aspectos documentais, as condições de cuidado, entre outros tópicos.