NOTÍCIA: Combate ao crime organizado é tema de curso em parceria do MPMG com o MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta terça-feira (03/08), como instituição apoiadora, a primeira aula do Curso de Capacitação “Corrupção e Organização Criminosas – Perspectivas Internacionais a Partir do Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act (RICO)”, promovido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).
 
Na primeira aula do curso, a promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizou uma introdução ao Direito Penal norte-americano e aos aspectos gerais da RICO, a partir de estudos de caso. Voltado para a compreensão sobre a história do combate ao crime organizado no mundo e seu reflexo no Brasil, o curso analisa a experiência de países como Estados Unidos, Itália, Portugal e Brasil, debatendo os principais desafios sobre o tema.
 
O curso é ministrado para membros do Ministério Público e contará com mais cinco encontros online até novembro, com o próximo encontro ocorrendo no dia 31/08 e tendo como tema “A experiência do USDOJ na aplicação da RICO e perspectivas no âmbito da Criminalidade Cibernética – Parte 1 – EUA”, ministrado por Om Kakani, do US Department of Justice.
 
Além disso, os alunos terão acesso a conteúdos exclusivos e aulas disponibilizadas na plataforma de Ensino a Distância do IERBB/MPRJ. No total, a capacitação oferecerá 12 horas de aulas, transmitidas ao vivo pela ferramenta Zoom, do MPMG.
 
Acesse aqui a programação completa do curso:
 
 
Por MPRJ