NOTÍCIA: IERBB/MPRJ promove encontro virtual sobre a Importância dos Centros Dias

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta quarta-feira (26/05), palestra com a assistente social Renata Rios, que atua como Perita Técnica do GATE/MPRJ, sobre “A Importância dos Centros Dias na Proteção da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência Dependentes”. O encontro foi realizado pelo Microsoft Teams para membros e servidores do MPRJ e contou com abertura do Diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Navega.


Renata Rios explicou que os Centros Dias são unidades públicas dedicadas ao atendimento especializado de pessoas idosas e com deficiência dependentes de cuidados permanentes ou temporários e suas famílias. De acordo com a assistente social, estas instituições visam a reduzir a sobrecarga familiar na rotina de cuidados, evitar a exclusão da pessoa dependente, prevenir a institucionalização, entre outros objetivos.

A perita do GATE/MPRJ lembrou, ainda, que cabe aos municípios por meio de suas Secretarias de Assistência Social efetuar diagnósticos e apurar a demanda pelos serviços socioassistenciais dos Centros Dias. Também apresentou dados que indicam que 61% dos municípios no Estado do Rio de Janeiro não ofertam o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias e somente quatro municípios contam com Centro Dia público.

O encontro foi idealizado e formatado pelas promotoras de Justiça Renata Scharfstein, coordenadora do CAO Cível e de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência/MPRJ e Cristiane Branquinho Lucas, coordenadora do CAO Idoso/MPRJ. Ao final da palestra que contou com mais de 70 participantes, as promotoras mediaram as perguntas destinadas a Renata Rios.

Por IERBB/MPRJ