NOTÍCIAS: Alienação Familiar é tema de seminário promovido pelo IERBB/MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, nesta quarta-feira (28/04), o primeiro da série de quatro encontros do “Seminário de Conscientização sobre a Alienação Familiar”. 

Com o tema “Alienação Familiar: ampliando horizontes”, o encontro contou com palestra de Lidia Levy, coordenadora e professora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da CCE-PUC-Rio; Bruna Barbieri, Assessora Jurídica no TJ-MA e Sandra Baccara, professora emérita da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região.

Lidia Levy tratou das dinâmicas psíquicas que estão na base de um processo de alienação, a partir do conflito de amor e ódio que podem permear as relações humanas. Já Bruna Barbieri traçou um panorama das transformações históricas, identificação de sujeitos vulneráveis e compreensão dos danos provocados pelo fenômeno da alienação parental. 

Em seguida, Sandra Baccara partiu do conceito de núcleo familiar para abordar as discussões sobre as novas configurações familiares da atualidade. A professora também defendeu a importância dos sistemas simbólicos que permeiam a família na determinação dos processos de alienação.

As palestras foram mediadas pelas idealizadoras do Seminário, as promotoras de Justiça Renata Scharfstein, coordenadora do CAO Cível e de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência/MPRJ e Cristiane Branquinho Lucas, coordenadora do CAO Idoso/MPRJ.

Os encontros ocorrerão até 19/05, sempre às quartas-feiras, das 11h às 12h30, realizados pelo Microsoft Teams.