IERBB/MPRJ da início a curso sobre o “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) realizou, nesta segunda-feira 12/04, com transmissão pelo Youtube, a aula inaugural do curso “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. O evento contou com abertura do Diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Navega, e da promotora de Justiça Érika Puppim, que também assina a coordenação do curso.

A aula foi ministrada pelos coordenadores da Pós-graduação em Direitos Humanos do IERBB/MPRJ em parceria com a PUC-RIO, promotor de Justiça Rogério Pacheco e a advogada da União e Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Direitos Humanos no Departamento de Direito da PUC-RIO, Carolina de Campos Melo. Eles abordaram o papel do Ministério Público no contexto do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Rogério Pacheco relembrou que as bases da pós-graduação em Direitos Humanos remontam ao fórum criado pela procuradora de Justiça aposentada Rosa Carneiro, em 2017, para debate de questões relacionadas ao tema. Destacou que em três anos o curso já gerou diversos multiplicadores dentro e fora da instituição e, em seguida, fez um apanhado módulo-a-módulo dos tópicos abordados na especialização.

Em seguida, a professora Carolina de Campos Melo ofereceu uma visão geral do funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e destacou a centralidade assumida pelo Ministério Público no âmbito regional.

O Curso “Sistema Interamericano de Direitos Humanos” é voltado para membros e servidores do MPRJ, com aulas disponibilizadas semanalmente na plataforma de Ensino a Distância até o dia 24/05.

Já a nova turma da pós-graduação em Direitos Humanos, em parceria com a PUC-RIO, terá início em 03/05 e ainda tem vagas abertas. Mais informações em: https://cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=direitos-humanos

A íntegra da palestra pode ser acessada no canal do IERBB/MPRJ no Youtube, ou diretamente pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Emi9W8TPcMM&ab_channel=IERBBMPRJ


Por IERBB/MPRJ

Última atualização: segunda, 12 Abr 2021, 17:49