NOTÍCIA: Big Data é tema de aula inaugural da pós-graduação em Inteligência Aplicada do IERBB/MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou nesta segunda-feira (08/03) a aula inaugural da nova turma do curso de pós-graduação em Inteligência Aplicada. A palestra de abertura teve como tema “Big Data, Algoritmos e Políticas Contemporâneas de Vigilância”, com o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Edler. O evento contou com a participação do diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Navega.

Edler traçou um panorama dos mecanismos de controle e vigilância que permeiam a vida em sociedade. O professor descreveu, também, a presença da inteligência de dados em nosso dia-a-dia. Explicou que atualmente deixamos “pegadas digitais”, por meio de atividades realizadas em dispositivos eletrônicos conectados à internet, acesso a sites e aplicativos. De acordo com o pesquisador, estes rastros fornecem informações aos algoritmos sobre hábitos e comportamentos de consumo e destacou, que, por isso, o debate sobre a proteção de dados e privacidade ganha relevância.

“Se antes a gente tinha, em um modelo panóptico de vigilância, um olhar que capturava todos os nossos comportamentos, nos mínimos detalhes, agora temos fragmentos nossos espalhados por diferentes bases de dados”, destacou o pesquisador.

Após a palestra, Edler respondeu a dúvidas dos alunos participantes, com mediação do promotor de Justiça Alexander Veras, que assina a coordenação do curso com o promotor de Justiça Décio Alonso.

A íntegra da aula de abertura pode ser acessada no canal do IERBB/MPRJ no Youtube, ou diretamente pelo link https://www.youtube.com/watch?v=p_yaIgAHkrg