NOTÍCIA: Desafios das ILPIs durante a pandemia é tema de webinar realizado pelo IERBB/MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, na sexta-feira (23/10), webinar que debateu os atuais desafios das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’S) durante a pandemia do Coronavírus.

A abertura do evento contou com a presença do procurador de Justiça, Sávio Bittencourt, Diretor do Instituto, da promotora de Justiça e Coordenadora do CAO Idoso e Pessoa com Deficiência, Cristiane Branquinho, da Doutora em Serviço Social Andréia Carvalho e da Promotora de Justiça e Coordenadora do CAO Cível e de Defesa da Cidadania do MPES, Elaine Costa de Lima.

A palestra foi iniciada pelo Médico, Geriatra, Mestre e Doutor em Ciências Médicas, Virgílio Garcia Moreira, que propôs reflexões sobre a atuação das ILPI’s durante o enfrentamento ao coronavírus e os desafios que permeiam a realidade nessas condições.


Destacou a importância da transparência nos dados do coronavírus para uma tomada de atitude em relação aos idosos, uma vez que 73% dos óbitos estão concentrados nos indivíduos acima de 60 anos. Apontou, também, que as taxas de mortalidade dentro dessas ILPI’s é algo preocupante, justamente por ser um lugar mais frágil e de vulnerabilidade, onde grande parte dos idosos apresentam comorbidades que podem agravar a doença. Virgílio alertou que muitas vezes existe um despreparo por parte da instituição em lidar com essa condição, por conta do desconhecimento da doença.

Em seguida, dando continuidade ao tema, a Médica Geriatra e Coordenadora-Geral da Frente Nacional à ILPI, Karla Giacomin, apontou alguns pontos importantes de como os profissionais das ILPIs podem se preparar melhor para o cuidado às pessoas idosas institucionalizadas, como: difundir conhecimentos sobre os cuidados de longa duração; conscientizar as equipes de cuidado sobre a necessidade de prevenir o abuso de idosos; promover uma melhor coordenação e troca de informações entre idosos, familiares e equipes; aumentar a participação ativa dos próprios idosos na definição de suas necessidades e monitorar a qualidade do cuidado.


Para finalizar o evento, ocorreu o debate das perguntas feitas pelos participantes, com a presença de Christine Abdalla, Gestora de ILPI no Município do Rio de Janeiro e de Romulo Delvalle, Enfermeiro, Especialista em Gerontologia e técnico pericial do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ). 

A íntegra da palestra pode ser acessada no canal do IERBB/MPRJ no Youtube.

https://youtu.be/bungMDl6ylA