NOTÍCIA: IERBB/MPRJ inicia curso online sobre Alienação Patental

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), transmitiu ao vivo, na terça-feira (13/10), aula inaugural do curso de capacitação online “Alienação Parental”, coordenado pelas professoras promotora de Justiça Patrícia Pimentel, e a servidora Beatrice Marinho Paulo, Técnica Processual do IERBB/MPRJ e Doutora em Psicologia. 

A abertura do evento contou com a presença do Procurador de Justiça, Sávio Bittencourt, Diretor do Instituto, que destacou a importância do debate sobre o tema e sua análise sob múltiplos pontos de vista. “Nós precisamos revisitar todo o instituto jurídico, a doutrina, a jurisprudência e produção científica a respeito do tema para que possamos amadurecer nossa atuação e assim prover mais afeto às pessoas”, destacou Sávio.

A primeira aula foi ministrada pela advogada e ex-Desembargadora do TJ-RS Maria Berenice Dias, que falou sobre o tema “Não foi uma lei que criou a Alienação Parental”. Em seguida, o advogado e Presidente do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, destacou em sua palestra que a alienação parental é um problema antigo, que subsiste bem antes de existir uma lei para isso, através do tema “Um novo nome para uma maldade antiga”. Por fim, Patrícia Pimentel abordou o tema “Famílias em litígio e a escuta diferenciada”.

Ao longo do curso também serão abordados temas como “primeira infância”, Direito e Psicanálise, Direito de Família, diagnóstico diferencial, depoimento especial, entre outros.

As aulas ocorrerão às terças e quintas, das 17h às 20h, até o dia 17 de dezembro.