NOTÍCIA: Ferramentas de dados digitais são tema do IERBB/MPRJ CONECTA

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), transmitiu, na segunda-feira (17/08), para membros e servidores, pela plataforma Teams, edição do IERBB/MPRJ CONECTA, com o tema “Painel de Compras COVID19 e Radar MPRJ: aplicações práticas das novas ferramentas”.

A abertura do evento contou com a presença do procurador de Justiça Sávio Bittencourt, diretor do Instituto e do promotor de Justiça Leandro Navega, vice-diretor do IERBB/MPRJ.
Na primeira palestra, o promotor de Justiça Rafael Luiz Lemos, Coordenador do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) abordou a importância do uso das ferramentas digitais no cotidiano do Ministério Público. Ele explicou como se deu o surgimento do “Radar MPRJ”, uma iniciativa institucional que exibe de forma consolidada os resultados das análises de superfaturamento realizadas pelo GATE a partir de janeiro de 2017 em contratos públicos.
Em seguida, o promotor de Justiça Sidney Rosa, Coordenador da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG), destacou a necessidade de mudança estrutural em relação ao meio digital e as tramitações de um processo no âmbito do serviço público. Ele demonstrou o uso da ferramenta de visualização de dados do painel de compras COVID19, que tem como função fornecer o controle de contratações, no que se refere a vínculo e distribuições.
Os palestrantes defenderam uso rotineiro destas ferramentas de dados no âmbito do MPRJ a fim de se extraírem informações que podem subsidiar tomadas de decisões, promover melhor controle interno e aperfeiçoar o combate à criminalidade.