NOTÍCIA: IERBB/MPRJ inicia curso de “metodologias ágeis” para membros e servidores

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) transmitiu, no dia 02/09, via Microsoft Teams, a primeira aula do curso de capacitação “Gestão de Projetos – Metodologias Ágeis”, com os professores Marco Antônio Silva e Marcus Vinicius Rebello.

A aula contou com a participação do Diretor do IERBB/MPRJ, procurador de Justiça Sávio Bittencourt, que destacou a importância da modernização dos processos de gestão dentro do Ministério Público. “Estamos escrevendo um novo futuro e, por isso, temos a responsabilidade de gerar entregas cada vez mais rápidas e eficazes”, afirmou.

Marcus Vinicius traçou um breve histórico sobre as metodologias de gerenciamento de projetos e destacou que eles estão em constante mudança em razão de variáveis como, cenário econômico, influência de órgãos reguladores, mudança de gestão, entre outros.

O professor lembrou, também, que os métodos tradicionais abordam um projeto de forma preditiva, já as metodologias ágeis contam com uma natureza adaptativa. Ele explicou que esta é a principal marca dos métodos “Kanban” e “Scrum”, que serão estudados ao longo do curso, que vai até 11/09.

A primeira aula da capacitação foi dedicada ao estudo do “Kanban”, metodologia japonesa que tem como três pilares principais os seguintes lemas: “comece com o que vc faz hoje”, “busque mudanças incrementais” “respeite o processo atual, seus papeis, responsabilidades e cargos”. Para exemplificar o uso concreto da metodologia, os professores utilizaram a ferramenta Microsoft Planner, disponível para membros e servidores.

O curso é fruto da parceria do IERBB/MPRJ com a Subprocuradoria-Geral de Planejamento Institucional/Assessoria de Planejamento e Modernização Organizacional e a Secretaria-Geral/Secretaria de Tecnologia de Informação e de Comunicação do MPRJ.