NOTÍCIA: IERBB/MPRJ realiza curso voltado para a formação de líderes

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, na segunda-feira (14/09), a abertura do curso de capacitação “Formação de Líderes em Gerenciamento do Processo de Negócio”, para membros e servidores do MPRJ.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Daniel Bergson Stolnicki, servidor do MPRJ, que definiu o processo de trabalho como sendo “um conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e espaço de forma encadeada”.

O profissional apontou os diferentes papéis dentro do processo - cliente, consumidor e produtor - e explicou os tipos, classificações e hierarquias: macroprocesso, processo, subprocesso, atividade e tarefa.

Daniel também destacou que entre os papéis de um líder no gerenciamento de negócios estão a habilidade em desenhar processos, propor indicadores de desempenho e facilitar a coleta de informações no processo.

Além disso, ressaltou ainda que os objetivos do líder de processos consistem em: otimizar o desempenho do órgão mapeado, auxiliar a implantação dos sistemas, identificar áreas de sombra, apoiar projetos de transformação, apoiar o gerente do processo, melhorar a performance e os indicadores de desempenho, delimitar os problemas relevantes, eliminar atividades redundantes e conhecer, padronizar e assegurar conformidade.

Por fim, o servidor explicou o funcionamento do Escritório de Processos e Análise de Indicadores (EPAI) no MPRJ e como ele atua no ciclo de gerenciamento de processos dentro da Instituição.

A turma conta com 20 alunos, entre membros e servidores do MPRJ. As próximas aulas ocorrem nos dias 16, 21 e 23 de setembro, todas transmitidas via Microsoft Teams.