NOTÍCIA: IERBB/MPRJ realiza webinar com Marco Túlio Zanini sobre liderança nos tempos atuais

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), transmitiu, na quarta-feira (12/08), edição do IERBB/MPRJ Conecta com o consultor empresarial e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marco Túlio Zanini. A abertura do evento foi realizada pelo diretor do Instituto, procurador de Justiça Sávio Bittencourt. 

A partir do tema “Liderança Baseada em Valores”, Zanini apontou inicialmente os seis grandes desafios que a sociedade contemporânea enfrenta: a aceleração, a incerteza, a complexidade, a orientação de curto prazo, a instabilidade dos contatos e o individualismo acentuado, que juntos levaram a uma quebra de confiança e forçaram o surgimento de novos mecanismos de gestão. 

Ele explicou como se deu a transição de uma sociedade industrial -baseada na produção em massa, coerção e autoridade- para a sociedade do conhecimento, em que vivemos atualmente, onde os sistemas de produção são pautados pela especialização. Neste contexto, segundo o professor, o conhecimento é um dos fatores mais valorizados nas relações profissionais. 

O papel do líder 

Para Zanini, o líder representa o elo que vai dar conta de promover relações de consenso no trabalho, e que vai fazer com que as pessoas se sintam motivadas, capacitadas, engajadas, gerando assim respostas positivas para a sociedade. Ele destacou três pontos fundamentais para o norte estratégico de um líder: o propósito da organização e sua missão; a direção para onde a organização está caminhando e a senso de prioridade baseada em valores. 

O professor enfatizou também que a competência que difere um líder dos demais é a capacidade de coordenação e que a construção de equipes de alto desempenho se dá através da soma de diversos fatores, como visão de resultado, alinhamento, confiabilidade, previsibilidade, tolerância ao conflito, comprometimento e coragem para assumir responsabilidade. 

Por fim, também destacou a importância da “gestão da diversidade” dentro de uma organização e defendeu que para que a confiança seja mantida como pilar da liderança, deve ser trabalhado um ciclo virtuoso que contemple benefícios múltiplos, cooperação, percepção de justiça, autonomia e exercício frequente de feedback. 

Ao final do evento, foi aberta ao público rodada de perguntas para o palestrante mediada por Sávio Bittencourt.