EAD: CAPACITAÇÃO DO SISTEMA MCA - PÚBLICO EXTERNO

course-pano

CAPACITAÇÃO DO SISTEMA MCA - PÚBLICO EXTERNO

O curso visa atender todos os órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente envolvidos com as medidas de acolhimento, que podem trabalhar integrados on line pela busca do direito à convivência familiar

1. Apresentação

O Módulo Criança e Adolescente (MCA) é um sistema destinado a atender todos os órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente envolvidos com as medidas de acolhimento, que podem trabalhar integrados on line pela busca do direito à convivência familiar.

O MCA permite a integração em rede, através da Internet, de todos os órgãos e entidades de proteção envolvidos com a medida de acolhimento, tais como as Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, os Juízos de Direito da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, as instituições de acolhimento, entre outros. Por isso, todos os órgãos e entidades mencionados podem acessar o MCA para consultar e/ou alimentar informações de crianças e adolescentes, além de registrar a sua própria atuação nos casos atendidos.

Assim, todos os operadores pela medida de acolhimento operam, cada um dentro da sua função, permanecendo conectados uns aos outros e ao próprio caso através do MCA, o que viabiliza uma melhor articulação entre os operadores da rede de proteção.

Na prática, isso significa que, em cada formulário de criança ou adolescente acolhido do MCA, poderá haver o registro tanto das informações pessoais deste quanto das informações relativas à atuação do Conselho Tutelar, do Ministério Público e do Poder Judiciário em cada caso, otimizando o fluxo de informações entre todos os órgão e entidades envolvidos. O MCA procura reproduzir no seu ambiente a função que cada um desses operadores exerce na rede de proteção, proporcionando melhores condições para que cada um possa desempenhar com mais eficiência seu papel


2. Público-alvo

O curso se destina ao público externo

3. Carga horária

O curso, com carga-horária total de 1 hora e 15 minutos, é composto por nove aulas. O curso terá 1 mês de duração na plataforma, iniciando no primeiro dia útil e finalizando no último dia útil do mês, independentemente do dia em que se inscreveu. Caso não consiga finalizar o curso dentro do prazo, poderá se inscrever novamente na próxima turma disponível, preferencialmente no início do mês, e retomar de onde parou.

4. Metodologia

Este curso será integralmente realizado na modalidade a distância. A metodologia utilizada é centrada
em aulas expositivas em vídeo, com suporte de material didático complementar em PDF.

O processo de aprendizagem se dará de forma independente e gradual. Portanto, o aluno deve estar atento à organização e a gestão do tempo, definindo seu próprio ritmo de estudos, de modo a cumprir as tarefas do curso, dentro do prazo mencionado no item 3. Os recursos utilizados serão:

  • Checklist: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas.
  • Material de apoio: o conteúdo do curso para leitura em slides.
  • Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário.
Em caso de dúvidas, o participante poderá entrar em contato com o suporte pelo email
ierbb.ead@mprj.mp.br.

5. Atividades e Avaliações

Este curso não tem atividades e avaliações. Após a conclusão das aulas, estará disponível na plataforma um formulário de avaliação do curso. O preenchimento deste questionário será de grande importância para o contínuo aperfeiçoamento das ações educacionais do IEP/MPRJ.

6. Certificação

Durante sua participação no curso, o aluno deverá atender às exigências e estar ciente das condições
abaixo:
  1.  participar das atividades de capacitação, com acompanhamento sequencial das aulas, respeitando a programação e o cronograma do curso;
  2.  ser aprovado na avaliação do curso, alcançando o desempenho mínimo de 60%.