NOTÍCIAS - Webinar promove debate sobre o papel do Ministério Público na Defesa da Igualdade Racial

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, na quarta-feira (10/06), edição do “IERBB/MPRJ Conecta” com o tema “O papel do Ministério Público na defesa da igualdade racial”. A abertura contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Gussem, e dos promotores de Justiça Roberta Rosa Ribeiro e Leandro Navega, Vice-diretor do Instituto. A transmissão ao vivo pelo canal do IERBB/MPRJ no YouTube foi assistida por 471 pessoas simultaneamente.


A palestra foi iniciada pela promotora de Justiça Lívia Vaz do Ministério Público da Bahia, que fez um panorama do racismo no Brasil ao longo da história, abordando também a relação entre identidade, raça e gênero. Ela abordou também o racismo institucional e alertou para possíveis caminhos de combate a esta forma de discriminação.


Na sequência, a servidora do MPRJ Juliana Vargas deu prosseguimento à palestra destacando como desigualdades estruturais da sociedade tornaram-se visíveis no momento atual da pandemia de COVID-19, sobretudo no que diz respeito à saúde pública. 


No encerramento, a assistente social do MPRJ Márcia Nogueira abordou as relações étnico-raciais no cenário das relações institucionais e como o Ministério Público pode trabalhar para o enfrentamento do racismo estrutural. Ao final do evento, foi aberta a rodada de perguntas para o público.


O “IERBB/MPRJ Conecta: série de seminários on-line” acontece semanalmente com convidados especialistas em temas relativos à atuação do Ministério Público e sua relação com a sociedade.