free amp templates

Crianças, Adolescentes e Famílias

Disciplinas de diversas áreas do conhecimento, como pedagogia, psicologia, sociologia e antropologia conjugadas em um curso multidisciplinar e inovador voltado para profissionais ligados à área da infância, da juventude ou da família.

FEMPERJ

Email: contato@femperj.org.br
Whatsapp: (21) 98486-8169
(21) 98486-7921

IERBB/MPRJ

Email: ierbb@mprj.mp.br 
Telefone: (21) 2550-9060

Público Alvo

Esta pós-graduação é voltada para profissionais de variadas áreas, já que a junção de disciplinas de diversas esferas do conhecimento é uma necessidade prioritária para a capacitação de especialistas voltados à atuação na área da infância, juventude e família.

Carga horária:

360 horas-aula 
Aproximadamente 18 meses

Previsão de início:

FEVEREIRO
de 2021

Horário das aulas:

AULAS AO VIVO
MICROSOFT TEAMS
09h às 12h - (segundas e sextas-feiras)

Valor:

R$ 22.800,00
 18x R$ 1.266,67 

Modo do Curso

O curso será oferecido na modalidade de ensino remoto, com interação e aferição de presença ao vivo, enquanto autorizado pelos órgãos de fiscalização educacionais.

Sobre o curso

Entenda como esta pós-graduação foi formatada para capacitar profissionais de alta performance

1

Sobre

A Pós-Graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias surgiu a partir do interesse e da demanda dos alunos que frequentaram o Mini Curso “Construindo Lideranças para a Promoção da Primeira Infância”, que foi oferecido pelo IERBB/MPRJ em março e abril de 2019.

Ela foi pensada como um curso lato sensu, de especialização, com uma abordagem diferenciada, na qual, além do conhecimento teórico, se maximiza a troca de experiências.

O curso vai abranger conteúdos transdisciplinares e inovadores, já que a junção de disciplinas de diversas áreas do conhecimento, como pedagogia, psicologia, sociologia e antropologia é uma necessidade prioritária para a capacitação de qualquer profissional ligado à área da infância, da juventude ou da família.

Terá destaque na grade curricular o estudo aprofundado sobre a Primeira Infância, fase que vai de zero a seis anos na vida criança, que segundo o último censo demográfico do IBGE corresponde a 10% da população do país. O investimento em políticas públicas voltadas para este segmento é uma forma eficiente de reduzir as desigualdades sociais e a pobreza, bem como de construir uma sociedade mais sustentável.

O curso conta também com um módulo voltado para o estudo da adolescência com ênfase no tratamento do adolescente infrator, no qual serão abordadas estratégias bem sucedidas de recuperação e ressocialização, nos planos nacional e internacional.

Além disso, vai contemplar em um módulo próprio o estudo dedicado às configurações familiares contemporâneas com foco na capacitação de profissionais com visão sistêmica para a rede de apoio da criança e do adolescente. A Lei da alienação parental será estudada sob vários enfoques, inclusive sob o olhar crítico que vem tomando corpo.

2

Diferencial

Ao reunir em uma só formação conhecimentos oriundos de distintas áreas das ciências humanas, o curso vai formar profissionais especialistas aptos para apresentar novas estratégias e abordagens aos problemas e desafios que afetam as famílias, crianças e adolescentes na contemporaneidade.

Viviane Alves

A coordenadora do curso Viviane Alves fala um pouco sobre o curso de Crianças, Adolescentes e Famílias

Conteúdo Programático

MÓDULO I – VISÃO PANORÂMICA SOBRE A INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIAS

Histórico de proteção da infância, adolescência e famílias no Brasil; A primeira infância sob o prisma da Psicologia; Protoinfância e a abordagem Pikler, O desenvolvimento do ser humano a partir dos estudos da neurociência; Os transtornos neuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes e suas consequências para o comportamento e o aprendizado; O melhor interesse da criança e a doutrina da proteção integral sob a perspectiva da criança; o Estado regulador: a família governada; limites da intervenção estatal sobre as relações familiares; As diversas formas de violência e suas consequências para as crianças; O papel do ciclo gravídico puerperal e dos primeiros anos para a saúde emocional do sujeito; Consequências da institucionalização para crianças e adolescentes; Introdução ao Direito das Famílias; As famílias na atualidade; A infância institucionalizada e o direito à família; Vulnerabilidade e perigo para crianças e adolescentes; A pedofilia e a violência contra meninas e mulheres; Educação infantil: modelo adequado e o papel da família; O desafio do aprendizado: as condições necessárias para a construção do conhecimento; A importância do brincar para a criança; Introdução ao Direito da Criança: aspectos constitucionais e princípios; Relação professor-aluno no contexto escolar: a construção da cidadania na escola; Direitos humanos para a infância; O papel da família no desenvolvimento da criança: relações afetivas e a construção do sujeito; Interface entre escola, Justiça e saúde mental; A inclusão social e escolar das crianças com Síndrome de Down; A inclusão escolar da criança com deficiência; O consumismo infantil e a regulamentação da comunicação mercadológica; Introdução à sexualidade humana; Repressão sexual e sexualização na infância; Cuidados essenciais com a saúde e a alimentação de crianças e adolescentes; O direito à segurança alimentar e à rotulagem adequada dos alimentos; O direito ao brincar e o urbanismo para o desenvolvimento da infância; A parentalidade socioafetiva e a multiparentalidade (provimento nº 63 do CNJ); Direito aos Alimentos; Sofrimento psíquico de crianças e adolescentes na violenta e disciplina positiva; O racismo e seu impacto no desenvolvimento infanto-juvenil; Impactos da violência na construção da subjetividade; A felicidade, as crianças e os adolescentes: encontros e desencontros; Metodologia de pesquisa.

MÓDULO II – QUESTÕES JURÍDICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIAS

Afetividade, famílias e parentalidade; Casamento e união estável; O cuidado como valor jurídico; Divórcio, separação, questões patrimoniais da família; Conflitos familiares e o impacto em crianças e adolescentes; A guarda compartilhada, características e conveniência; A guarda compartilhada na prática judicial; Alienação Parental: os perigos da mitificação e da banalização; Falsas e verdadeiras acusações de abuso sexual de crianças – ponto de vista psicológico; Alienação parental: aspectos jurídicos; Alienação parental e a atuação das instituições; A mediação e os conflitos familiares; Divórcio e partilha colaborativos; Inovações processuais no direito de família; Famílias substitutas: guarda, tutela, adoção, família extensa, família de acolhimento, apadrinhamento afetivo; Família Acolhedora; Filiação, parentesco e obrigações decorrentes da socioafetividade; A destituição do poder familiar: aspectos materiais e processuais; Família substituta e apadrinhamento afetivo; Adoção, busca ativa CNA; Família substituta e apadrinhamento afetivo; Abandono, reintegração familiar e adoção; Adoção e família homoafetiva; Políticas públicas: conceito e instrumentos; Políticas públicas para a infância e a adolescência; A fiscalização do orçamento público como garantia da implementação das políticas públicas da infância e juventude; Políticas públicas para a saúde mental de crianças e adolescentes; A eficácia do investimento na primeira infância; Atuação dos técnicos do Ministério Público na Defesa da Infância; O funcionamento dos fundos da infância: aspectos jurídicos; O financiamento dos serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes; Orçamentos públicos; Planos municipais da infância e estruturação dos Conselhos Tutelares; Diagnóstico estratégico para projetos de interesse público; Design Thinking aplicado a projetos de interesse público; Gerenciamento de projetos; Gestão do conhecimento e política pública; A criança em juízo: escuta protegida; Lei 13431 – A Lei da Escuta Protegida; A proteção da criança sob a ótica criminal – prisão domiciliar das presas grávidas ou mães de crianças; Análise de dados e estratégias de soluções de problemas; A intersetorialidade das políticas públicas para a infância; Metodologia de Pesquisa; Seminários de alunos.

MÓDULO III – ADOLESCÊNCIA, INSTRUMENTOS DE GESTÃO

Desafios para a política de educação no Rio de Janeiro; Seminário de adultos. Tecendo a rede de proteção de crianças, adolescentes e famílias. Articulação intersetorial e lógica de prevenção do SUAS. Os níveis na proteção social do SUAS, CRAS, CREAS e Instituições de Acolhimento.

A proteção da primeira infância na proteção social básica e especial; A intersetorialidade das políticas públicas para a infância: um estudo de caso.

Programa de visita domiciliar. Bioética e reprodução assistida, sob o vies medico e jurídico; Criança em situação de rua; Aspectos da delinquencia juvenil; Tecnologias e novas subjetividades; Comunicação não violenta e disciplina positiva; Medicalização da infância – o crescimento do suicídio entre adolescentes; Clínica de adolescentes; O poder da educação como transformadora da sociedade; A proteção social dos jovens e a evasão escolar, os impactos e os limites das políticas educacionais; Psicanálise e educação; Compreendendo o SINASE; Efetivação do Direito à Inclusão Escolar; Primeira Infância no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Métodos adequados de resolução de conflitos familiar e mediação de conflitos; Reconstrução de vínculos na Justiça e em acompanhamento terapêutico. Justiça restaurativa e adolescentes; SNA. Dia a dia da infância institucionalizada. Devolução em processo de adoção.

Fluxo de atendimento das crianças vítimas de violência e o impacto da violência doméstica nas famílias. Inovações processuais no Direito de Família. Desafios da proteção das crianças em áreas de conflito. Infância e Juventude das comunidades: o desafio da desigualdade. Redução da maioridade penal. Impacto do racismo no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Proposições para uma parentalidade responsável. A poética da infância: a criança no passado, presente e futuro.

Mobirise

COORDENAÇÃO

Garanta uma formação acadêmica sólida acompanhada de perto
pelos coordenadores especializados

Procurador de Justiça do MPRJ. Doutor em Ciências Geográficas e Mestre em História Social. Graduado em Direito, em Filosofia e no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Filosofia para o Ensino Médio.

Promotora de Justiça do MPRJ. Especialista em Criminologia e integrante do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard / NCPI, 2018)

Promotora de Justiça do MPRJ. Integrante do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard / NCPI, 2018)

Mobirise

LOCAL DO CURSO : FEMPERJ
Endereço: Av. Almirante Barroso, 90 - 5º Andar
Centro, Rio de Janeiro.
Informações: 2224-3925 (FEMPERJ)
administrativo@femperj.org.br
Whatsapp: (21) 98486-8169

OBS: O início da turma está condicionado ao quórum mínimo de alunos

PRÉ-MATRÍCULA

FAÇA A SUA PRÉ-MATRÍCULA QUE NÓS ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Endereço:

Av. Almirante Barroso, 90 - 5º andar - Centro - CEP: 20031-909

Rio de Janeiro, Brasil

Contato:

IERBB/MPRJ
Email: ierbb@mprj.mp.br
Telefone: (21) 2550-9060

FEMPERJ
Email: contato@femperj.org.br
Whatsapp: (21) 98486-8169
(21) 98486-7921